top of page

O que é a hipnose clínica?


A hipnose clínica consiste na indução formal do estado de hipnose no paciente, pelo hipnoterapeuta, no momento desejado e com finalidades terapêuticas específicas.

Alguns processos inconscientes que habitualmente ocorrem em áreas do cérebro vedadas à mente consciente, podem ser revelados através da hipnose clínica, e usados como ferramenta de mudança de comportamento.

Ao mesmo tempo, em estado hipnótico o nosso inconsciente é mais permeável à sugestão e à absorção e aprendizagem diretas pelo que fornece o contexto ideal para iniciar as mudanças desejadas.

Existem, porém, alguns mitos sobre e a hipnose clínica que convém rebater:

  1. “O hipnotizador controla o desejo do paciente”: Falso. A mente inconsciente é sabiamente amiga. O paciente é protegido pelo seu inconsciente de fazer aquilo que não deseja. Caso o operador controle o paciente, é porque o paciente o julgou inofensivo, ou por acreditar que aquilo possa ajudar.

  2. “Estar hipnotizado significa estar inconsciente”: Falso. A hipnose é um estado de atenção focalizada, o que não quer dizer que se perca a consciência. Pelo contrário, é ficar atento, com uma atenção especial. Isto, muitas vezes, pode significar prestar atenção a tudo o que o hipnotizador diz. O paciente hipnotizado pode sentir, ouvir e até falar se assim quiser.

  3. “A hipnose clínica realiza milagres”: Falso. A chave do sucesso da hipnose clínica é a junção da motivação e determinação do paciente com a sua abertura às riquezas do seu inconsciente.

  4. “Estar hipnotizado é como estar a dormir”: Falso. O corpo entra num estado muito semelhante ao de dormir mas a mente está relaxada de forma alerta.

  5. “A pessoa hipnotizada pode não acordar”: Falso. O estado hipnótico é um estado entre a vigília e o sono. Se se aprofundar demasiado entra-se no sono propriamente dito, do qual se pode acordar naturalmente.

  6. “Hipnose é regressão”: Falso. Regressão é apenas uma das muitas técnicas que podem ser aplicadas em hipnose clínica.

  7. “Estar hipnotizado significa estar relaxado”: Falso. A hipnose pode ser induzida via relaxamento, mas nem toda a hipnose é relaxamento. Um atleta a correr ou a nadar ou um artista em criação podem estar em transe e não estar relaxados.

  8. “Só quem tem mente fraca é que pode ser hipnotizado”: Falso. Teoricamente, todas as pessoas saudáveis podem ser hipnotizadas, embora todos nós tenhamos níveis diferentes de sugestabilidade.

bottom of page