A Hipnose é apenas para pessoas com pouca força de vontade?

Não.

Todas as pessoas saudáveis podem ser hipnotizadas. Na verdade, a hipnose, é um fenómeno natural que ocorre no nosso dia-a-dia...
Quem já não experimentou, a sensação de tomar um banho e de se ir desligando de tudo e viajar nos pensamentos?

Quem já não fez um telefonema e se esqueceu para onde estava a ligar? 

Quem já não experimentou andar quilómetros e só depois verificou que tinha andado demais?

Estar hipnotizado implica estar inconsciente?

A hipnose é um estado de atenção focalizada, o que não quer dizer que se perca a consciência. Pelo contrário, é ficar atento, com uma atenção especial. Isto, muitas vezes, pode significar prestar atenção a tudo o que o hipnoterapeuta diz. A pessoa em transe hipnótico pode sentir, ouvir e até falar, se assim quiser.

Estar em hipnose é estar a dormir?

Não. Hipnose não é sono. É um estágio anterior.
Em hipnose, enquanto o corpo entra num estado muito semelhante ao de dormir, a mente fica muito desperta. O transe hipnótico parece sono do ponto de vista físico (actividade diminuída, relaxamento muscular, respiração suave, etc.) mas, do ponto de vista mental, a pessoa está calma mas focada .

O hipnoterapeuta controla as vontades do paciente?

Não. O paciente é protegido pelo seu inconsciente e não permite que faça o que não deseja. O hipnoterapeuta poderá controlar a vontade do paciente, apenas se este entender que isto o pode ajudar.

Posso não conseguir acordar?

Não, isso não é possível. No limite o que pode acontecer é adormecer. O transe hipnótico é um estado entre a vigília e o sono, entre o estar acordado e o dormir. Se aprofundarmos o transe, iremos entrar num sono natural e depois de algum tempo acordamos igualmente de forma natural.

Hipnose é relaxamento?

Não necessariamente. A hipnose pode ser induzida via relaxamento, mas nem toda a hipnose é relaxamento. Um atleta a correr ou a nadar pode estar em transe hipnótico e não estar relaxado.

Hipnose é regressão?

Não. Regressão é um dos muitos fenómenos que podem ocorrer com a pessoa em transe hipnótico. A regressão ocorre como uma hipermnésia, em que factos, imagens e sensações são evocados de maneira intensa. É bom lembrar que na regressão as memórias podem ser construídas e que o que vale é a realidade psíquica.

Please reload

 
 

Contactos

Hipnose Clínica | Carla Maia
 

Rua Serpa Pinto, n.º 117 - 1.º Tr., 2300-592 TOMAR

Tel: 936 590 300

Email: hipnose@carlamaia.pt