Hipnose Clínica

A hipnose é um fenómeno natural de focalização da atenção, que acontece frequentemente no nosso dia-a-dia, por exemplo:

         .quando lemos um livro ou assistimos a um filme e nos envolvemos com todos os nossos sentidos desligando-nos da realidade exterior.

         .quando dirigimos de casa para o trabalho e prestamos atenção consciente ao trânsito, mas realizamos a condução do carro de forma inconsciente.



Apesar de natural, a hipnose pode ser induzida formalmente, num momento desejado, com técnicas próprias e com finalidades específicas.

 

Hipnose Clínica é a utilização do estado de hipnose com um objectivo terapêutico, isto é, terapia sob hipnose.

Usada clinicamente, a hipnose é induzida por um terapeuta que leva a pessoa, através de sugestões, a desligar-se das percepções externas e a focar-se no seu interior. 



Em transe hipnótico, o corpo entra num estado semelhante ao de dormir, mas a mente, apesar de mais calma, está mais focada e alerta do que no estado de vigília, estando mais recetiva a uma modificação de comportamento.

 

A hipnose clínica é eficaz na generalidade dos distúrbios neuróticos e psicóticos mas, também, uma ferramenta  poderosa para conseguir um maior auto-conhecimento, elevação da auto-estima e auto-controlo, com vista a usufruir de uma vida mais plena, equilibrada e feliz.

 
Ansiedade | Stress
Baixa auto-estima
Concentração e aprendizagem
Controlo de dor
Deixar de fumar
Desempenho desportivo
Desenvolvimento pessoal
Disfunções psico-sexuais
Emagrecimento
Enurese noturna
Estados depressivos
Insónia
Luto e perda
Medos e fobias
Nascimento
Problemas dermatológicos
Regressão
Relaxamento
Tiques
Tomada de decisões

Perguntas Frequentes

A Hipnose é apenas para pessoas com pouca força de vontade?

Não.

Todas as pessoas saudáveis podem ser hipnotizadas. Na verdade, a hipnose, é um fenómeno natural que ocorre no nosso dia-a-dia...
Quem já não experimentou, a sensação de tomar um banho e de se ir desligando de tudo e viajar nos pensamentos?

Quem já não fez um telefonema e se esqueceu para onde estava a ligar? 

Quem já não experimentou andar quilómetros e só depois verificou que tinha andado demais?

Estar hipnotizado implica estar inconsciente?

A hipnose é um estado de atenção focalizada, o que não quer dizer que se perca a consciência. Pelo contrário, é ficar atento, com uma atenção especial. Isto, muitas vezes, pode significar prestar atenção a tudo o que o hipnoterapeuta diz. A pessoa em transe hipnótico pode sentir, ouvir e até falar, se assim quiser.

Estar em hipnose é estar a dormir?

Não. Hipnose não é sono. É um estágio anterior.
Em hipnose, enquanto o corpo entra num estado muito semelhante ao de dormir, a mente fica muito desperta. O transe hipnótico parece sono do ponto de vista físico (actividade diminuída, relaxamento muscular, respiração suave, etc.) mas, do ponto de vista mental, a pessoa está calma mas focada .

O hipnoterapeuta controla as vontades do paciente?

Não. O paciente é protegido pelo seu inconsciente e não permite que faça o que não deseja. O hipnoterapeuta poderá controlar a vontade do paciente, apenas se este entender que isto o pode ajudar.

Posso não conseguir acordar?

Não, isso não é possível. No limite o que pode acontecer é adormecer. O transe hipnótico é um estado entre a vigília e o sono, entre o estar acordado e o dormir. Se aprofundarmos o transe, iremos entrar num sono natural e depois de algum tempo acordamos igualmente de forma natural.

Hipnose é relaxamento?

Não necessariamente. A hipnose pode ser induzida via relaxamento, mas nem toda a hipnose é relaxamento. Um atleta a correr ou a nadar pode estar em transe hipnótico e não estar relaxado.

Hipnose é regressão?

Não. Regressão é um dos muitos fenómenos que podem ocorrer com a pessoa em transe hipnótico. A regressão ocorre como uma hipermnésia, em que factos, imagens e sensações são evocados de maneira intensa. É bom lembrar que na regressão as memórias podem ser construídas e que o que vale é a realidade psíquica.

Please reload

 

Contactos

Hipnose Clínica | Carla Maia
 

Rua Serpa Pinto, n.º 117 - 1.º Fr., 2300-592 TOMAR

Tel: 936 590 300

Email: hipnose@carlamaia.pt