top of page

O que é o estado de hipnose?


A hipnose é um estado de consciência diferente do estado de vigília e que na realidade ocorre no nosso dia-a-dia e sem que a maioria das pessoas se perceba, por exemplo:

  • Quando assistimos a um filme no cinema ou na televisão no qual focamos toda a nossa atenção.

  • Quando estamos interessados na leitura de um livro. Podemos reagir emocionalmente às descrições das situações e não analisamos criticamente o tamanho da letra, a ortografia, falhas de impressão. Limitamos a nossa atenção ao conteúdo do que estamos a ler e somos auto-hipnotizados.

  • Ou quando conduzimos por uma estrada conhecida e chegamos ao destino sem nos recordarmos do caminho.

A hipnose é, assim, um estado focalizado da atenção, que nos é familiar.

Ora, sob hipnose, a parte da mente mais consciente e racional é temporariamente deixada em segundo plano, para que o inconsciente fique mais receptivo a receber e enviar informação.

Os resultados da Neurociência demonstram-nos com facilidade que a mente inconsciente tem ao seu alcance conhecimentos que escapam à mente consciente; e que a mente inconsciente, apesar de invisível para nós, influencia a nossa experiência consciente do mundo de vários modos fundamentais, incluindo o nosso comportamento.

A Hipnoterapia recorre a este estado ampliado de consciência para despoletar e potenciar processos de mudança, na fundo, permitindo que o curador interior de cada um de nós, faça o que sabe melhor fazer: cuidar se si mesmo.

bottom of page